Professores do IFRN-Macau ministram palestra e orientações sobre o peixe-leão

publicado: 09/02/2023 13h13,

À Câmara Municipal de Macau recebeu a visita de Professores do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do IFRN-Macau, que apresentaram o ‘Projeto de Extensão intitulado; “Orientações e mobilização das comunidades pesqueiras da microregião salineira de Macau-RN sobre os possíveis impactos da ocorrência do peixe-leão na costa potiguar”.  

 

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (31), e na oportunidade, os professores ministraram uma palestra com o objetivo de orientar pescadores, pescadoras e à população macauense sobre como proceder em caso de visualização do peixe-leão (Pterois volitans), encontrado recentemente na costa do distrito de Diogo Lopes. Ainda foram repassadas informações sobre a biologia do animal e o veneno que possui, além de como se prevenir para evitar acidentes.  

A palestra também foi aberta a comunidade, e contou com a presença dos vereadores Robson Kelly e Luisiano Oliveira, da vereadora Andréia Martins, da presidente da Colônia – Z9, Luzileide Batista, do Secretário Municipal de Infraestrutura, Pesca, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Winston Paiva, que representou o Executivo macauense. Funcionários da Casa legislativa, e coordenadores de órgãos ambientais, também participaram e comentaram os assuntos abordados durante o encontro.  

O ‘Projeto de Extensão’ é coordenado pela Engenheira em Pesca e Drª em Ciências Marinhas Tropicais, Profª. Luciana Mendes, e pelos Engenheiros de Pesca e Profºs. Júlio Cacho e Roberto Aurélio.